Nativa do México, a suculenta diamante (Pachyphytum compactum) chama atenção por sua beleza rara, o seu formato multifacetado dá a aparência de pequenos diamantes ou outras pedras preciosas.
Neste artigo te contaremos tudo o que você precisa saber sobre esta espécie.
Artigos relacionados:
Echeveria Runyonii: Conheça Tudo Sobre
Suculenta Echeveria Rainbow: Tudo que você precisa saber
Como fazer um MINI Terrário de Suculentas?
Suculenta Diamante
Como já mencionado, é uma planta nativa do México e costuma ser encontrada em penhascos rochosos e secos. Faz parte da família Crassulaceae com um ciclo de vida perene, gosta de estar a meia sombra ou sol pleno e costuma ter um crescimento entre lento ou moderado.
É bem comum encontrarmos essa suculenta com 5cm de tamanho, só que elas podem chegar até 40cm de tamanho e as suas folhas apresentam uma coloração verde e com as pontas podendo ter a coloração puxada para o cinza.
Flor da Suculenta Diamante
A sua flor tem uma beleza bem diferente, a flor desta suculenta cresce através de um ramo e dá origem a pequenos brotos de tom coral e ponta azul escuro.
Principais cuidados com a Pachyphytum Compactum
A suculenta diamante é rara, então é necessário ter atenção no cuidado para que não acabe perdendo ela.
Manuseio
No manuseio é fundamental ter delicadeza, pois as suas folhas tendem a cair com facilidade, o que não é um problema já que dá pra tirar mudas das folhas que caem.
Solo
O substrato é relativamente fácil de montar, opte por terra de jardim e areia de construção lavada e coloque numa proporção de 50/50 para que tenha um substrato com espaço para raiz se expandir sem dificuldades.
Clima
Mencionamos a origem dela ser do México, entretanto é comum surgir dúvida em relação a suculenta diamante ser de sol ou sombra e a resposta pra isso é que pode ficar tanto no sol pleno como na meia sombra.
Um ponto importante é que essa é uma suculenta que não tolera frio intenso durante muito tempo, então sempre busque deixar em algum lugar que pegue sol.
Regas
Em relação às regas, suas folhas são gordinhas o que significa que possuem bastante água, então para evitar que a raiz da planta apodreça você pode fazer o seguinte:
O solo está seco na superfície? Coloque o dedo ou uma caneta até o meio do substrato, se o dedo/caneta sair seco pode regar.
Propagação
A sua propagação pode ser feita de três maneiras, sendo a primeira removendo as folhas que estão no caule principal, a segunda decapitando a planta e a terceira é remover as plantas filhas que aparecem ao lado da principal.
Onde comprar a Suculenta Diamante?
É possível encontrar em floriculturas, entretanto não é algo muito comum, então podemos considerar essa sendo uma suculenta rara. Um lugar que você pode encontrar é aqui no Verde na Web, pois realizamos o envio das plantas por todo o Brasil com segurança.
Gostou de conhecer mais sobre a suculenta que parece um diamante? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.