Como fazer mudas de suculentas? Diferente das flores e das plantas, as suculentas possuem um método muito mais fácil de reproduzir: através das suas folhas!
Isso mesmo, aproveite aquela folhinha que caiu e crie uma nova muda a partir dela! Quer descobrir como? Então continue acompanhando esse artigo para aprender mais e aproveite e confira também dicas e truques especiais de suculentas, confira!
Você também pode se interessar por:
Como plantar Girassol: Aprenda como fazer corretamente
Como fazer um MINI Terrário de Suculentas?
Como fazer um Jardim de Suculentas? Dicas, ideias e fotos!
Prepare o vaso para receber a muda:
As suculentas precisam de uma preparação para fazer mudas, então o primeiro passo é preparar o vaso da planta e aqui podemos seguir a mesma estrutura:
- Escolher um vaso com furinhos em baixo
- Fazer uma primeira camada de substrato
- Preencher o vaso com terra adubada
Esses passo a passo é fundamental, já que o vaso precisa ser bem drenável para o desenvolvimento da planta, que como você já sabe, são de origem desértica e não se adaptam muito bem em ambientes muito úmidos.
Dica extra: Para fazer o substrato para vasos de suculentas, você pode misturar areia (aquelas mesmo utilizadas em construção) com terra, na mesma proporção. Essa mistura, fará com que o vaso fique bem drenável, além de ser uma opção fácil de fazer em casa!
Escolha as folhas certas:
Com o vaso preparado, você já pode começar a escolher as folhas certas para plantar! Para isso, você pode reaproveitar uma folha que já tenha caído da planta ou até mesmo arrancar.
Se você escolher a segunda opção, só deve prestar atenção e fazer isso com muito cuidado, já que as folhas precisam ser destacadas desde a base do caule da suculenta.
Este processo é importante, pois pode acontecer das folhas quebrarem com muita facilidade antes de serem retiradas, o que não é nada bom, já que é justamente na base que são formadas as raízes para uma nova muda.
Coloque as folhas em cima terra:
Depois de escolher as folhas certas, coloque-as em cima do vaso já preparado e com o dedo, pressione levemente a terra ao redor da mudinha. Depois, polvilhe um pouco de terra seca na ponta destacada, pois é ali que a nova suculenta vai nascer!
Não é necessário cobrir ou enterrar a folha na terra, já que a nova mudinha irá se desenvolver a partir das raízes da folha, que já estão em contato direto com a terra do vaso.
Coloque pedrinhas ao redor da folha:
Para finalizar o processo de plantação, depois que a folha já estiver bem acomodada na terra, coloque pedrinhas ao redor da nova muda que irá nascer para conservar a umidade da terra.
Importante: escolha pedrinhas que não sejam coloridas artificialmente, pois ao regar a planta, elas podem soltar substâncias químicas que danificam o desenvolvimento do vaso!
Regue a cada dois dias:
As mudinhas, ainda que pequenas, também precisam de água! Por isso, faça regas regulares a cada dois dias e deixe o vaso exposto ao sol somente nos horário menos quentes do dia (como no início da manhã e no final da tarde).
Dica Extra: Você pode fazer as regas com o auxílio de um borrifador, pois como as mudinhas são delicadas e não estão enterradas na terra, ao regar com muita água, elas podem se movimentar e até, se soltar! O que não é bom para o seu desenvolvimento.
Espere a folha maior se soltar e pronto!
Quando finalmente o brotinho nascer (isso acontece dentro de algumas semanas) e ficar com folhas maiores, você pode esperar a folha que deu origem a essa nova suculenta cair.
Caso demore mais de três semanas para isso acontecer, você pode arrancar a folha com muito cuidado e pronto! Sua nova suculenta já estará em desenvolvimento. Assim, é só continuar a leitura no artigo Como Cuidar de Suculentas para garantir que a planta tenha um cultivo bem saudável e fique muito bonita!
Gostou de conhecer dicas de como fazer mudas de suculentas? Então confira mais artigos de dicas de suculentas que preparamos pra você!