Suculenta Colar de Pérolas: Como Cuidar? Dicas!
A Suculenta Colar de Pérolas é uma espécie muito apreciada por colecionadores e jardineiros, por isso, neste artigo você vai conferir tudo sobre essa susu: principais características, dicas de cultivo, como fazer mudas e muito mais!
Ah! E o mais legal: você vai conferir também dicas de como deixar a sua Suculenta Colar de Pérolas bem grande, bonita e saudável! Legal né? Continue acompanhando esse artigo para conferir tudo isso.
Artigos que podem ser do seu interesse:
- Suculenta: O que é, Como Cuidar, Tipos e tudo que você precisa saber
- Suculentas Pendentes: 5 Espécies para Cultivar em Casa
- Rabo de Burro – Sedum morganianum: Como cuidar?
Características da Colar de Pérolas
A Suculenta Colar de Pérolas, também chamada de Rosário, Pérola Verde e Colar de Ervilhas, é conhecida cientificamente como Senecio rowleyanus.
Os primeiros vestígios dessa espécie foram encontrados nas regiões do sul da África, o que explica o formato das suas folhas serem arredondadas e bem pequenininhas, um recurso da natureza para a planta armazenar água em períodos de estiagem.
E por falar das suas folhas, elas foram o fator principal para a planta ganhar popularidade no mundo da jardinagem, já que quando elas alcançam o tamanho pendente, elas ficam enormes e muito charmosas!
Quando bem cultivada, essa suculenta pode alcançar até 1 metro de comprimento e de tempos em tempos, pequenas flores brancas podem surgir, com um leve cheiro de canela.
Como cultivar a Colar de Pérolas?
Iluminação:
Áreas externas em que o sol não reflita diretamente na suculenta é o ideal, já que nesses locais existe uma ótima luminosidade.
Cultivá-las dentro de casa também é possível, porém você vai precisar procurar um local que tenha luminosidade a maior parte do dia, como perto de portas ou janelas.
Regas:
Faça regas regulares, a cada uma semana é o ideal, mas tudo vai depender do clima da sua região e da época do ano, como verão ou inverno.
Para não errar, só faça a rega quando perceber que o solo do vaso estiver completamente seco.
Substrato:
Escolha um substrato bem drenável, ou seja, que não permita o acúmulo de água dentro do vaso!
Hoje no mercado, já existem diversas marcas próprias para suculentas, mas se você quiser improvisar o seu, pode misturar um pouco de areia de construção com a terra já adubada, em uma proporção de 30% e 70%, respectivamente.
Adubação:
Para adubar sua Suculenta Colar de Pérolas, prefira os adubos sintéticos do tipo NPK 10-10-10. Siga as instruções do fabricante para saber a proporção ideal para colocar no seu vaso.
Mas atenção: adube a sua suculenta a cada 6 meses, o adubo em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da planta!
Dica Extra:
As folhas dessa suculenta podem apodrecer com facilidade quando o solo não estiver bem drenado ou quando o ambiente estiver abafado e úmido. Por isso, preste muita atenção na ventilação e na drenagem do solo.
Como fazer muda da Suculenta Colar de Pérolas?
A muda da Colar de Pérolas pode ser feita através da técnica de estaquia, confira como logo abaixo.
Corte cerca de 10 centímetros do caule da suculenta com as folhinhas e coloque por cima de um vaso com terra. Isso vai fazer a parte que foi cortada gere raízes, dando início a uma nova mudinha.
Gostou de conhecer mais sobre a Suculenta Colar de Pérolas? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente