Aporocactus Flagelliformis: Cuidados para o Cacto Rabo de Rato

Aporocactus Flagelliformis: Cuidados para o Cacto Rabo de Rato

0
(0)

O Aporocactus flagelliformis, popularmente conhecido como Cacto Rabo de Rato, é uma das espécies de cactos mais clássicas e populares no mundo da jardinagem. Sua popularidade não é recente: foi uma das primeiras a ser introduzida na cultura europeia, provavelmente antes do ano de 1690. Sua aparência única, com caules longos e pendentes que se assemelham a rabos de rato, combinada com flores vibrantes e sua notável resistência, o tornam uma planta indispensável para qualquer coleção.

Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber para cultivar e manter seu Cacto Rabo de Rato saudável e florido.

Conhecendo o Cacto Rabo de Rato

Nomes e Classificação Científica

O nome comum, Rattail Cactus em inglês, reflete a principal característica da planta. O nome científico, Aporocactus flagelliformis, também faz alusão a isso, pois “flagelliformis” significa “em forma de chicote”.

  • Nome Comum: Cacto Rabo de Rato
  • Nome Científico: Aporocactus flagelliformis (L.) Lem.
  • Família: Cactaceae

Origem e História

O Aporocactus flagelliformis é nativo do México, onde cresce como um litófito ou epífita nas florestas secas de Hidalgo e Oaxaca. Isso significa que, em seu habitat natural, ele cresce sobre rochas ou outras plantas, e não diretamente no solo.

Características Físicas

Este cacto tem caules finos e cilíndricos com 7 a 14 costelas. Inicialmente, os caules crescem para cima, mas à medida que alongam, tornam-se pendentes, podendo atingir até 2 metros de comprimento. A cor dos caules começa verde e, com o tempo, adquire um tom verde-acinzentado. Os espinhos são pequenos e finos, em cachos, com uma cor que varia do marrom-avermelhado ao amarelado.

Entre meados e o final da primavera, o Cacto Rabo de Rato presenteia o cultivador com flores impressionantes. Elas são em forma de funil, variam do vermelho vivo ao rosa-arroxeado e permanecem abertas por 3 a 5 dias. Após a floração, a planta produz frutos esféricos e avermelhados com pequenas sementes.

Como Cultivar Aporocactus Flagelliformis

Cuidar de um Cacto Rabo de Rato é relativamente fácil, tornando-o uma excelente escolha para quem tem pouca experiência com suculentas.

Luz e Localização Ideal

Este cacto tolera sombra parcial, mas prospera sob sol pleno. Se você o cultiva em ambientes internos, uma janela ensolarada é o local ideal. Para garantir um crescimento uniforme, gire o vaso um quarto de volta a cada semana ou duas. Se possível, mova a planta para o exterior da primavera ao outono.

Solo e Vaso

O segredo para um cacto saudável é um solo bem drenante. Você pode usar uma mistura comercial específica para cactos e suculentas. Lembre-se, o vaso precisa ter orifícios de drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.

Temperatura e Zonas de Rusticidade

O Cacto Rabo de Rato se adapta a temperaturas quentes durante a estação de crescimento, mas prefere condições mais frescas no inverno. Ele cresce melhor em zonas de rusticidade USDA 10a a 11b, onde as temperaturas mínimas de inverno variam de -1.1°C a 10°C.

Rega

Durante a estação de crescimento (primavera e verão), este cacto precisa de regas frequentes. Molhe o solo abundantemente, mas deixe-o secar completamente entre uma rega e outra. No inverno, quando a planta entra em dormência, reduza as regas, mantendo o solo relativamente seco.

Adubação

Na estação de crescimento, o Cacto Rabo de Rato se beneficia de adubação regular. Use um fertilizante líquido balanceado (10-10-10) diluído a 1/4 da força a cada rega. Pare de fertilizar completamente durante o inverno.

Repotting e Propagação

Quando e Como Repotting (Replantação)

Recomenda-se replantar o Aporocactus flagelliformis anualmente enquanto ele é jovem. Conforme a planta amadurece, você deve replantar sempre que ela superar o tamanho do vaso. A melhor época para fazer isso é na primavera.

Como Propagar o Cacto Rabo de Rato

A maneira mais fácil de propagar este cacto é por estacas de caule. A propagação por sementes é possível, mas o processo é lento. A melhor época para tirar estacas ou semear é durante a primavera e o verão, quando as temperaturas estão mais quentes e a planta está em seu período de crescimento ativo.

Híbridos do Aporocactus

A beleza e a facilidade de hibridação do Aporocactus levaram à criação de diversas variedades. Um dos híbridos mais famosos é o Disocactus × mallisonii, conhecido por suas flores impressionantes.

Esse artigo foi útil? Avalie

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza.Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.