Você sabia que a Planta Jade também é conhecida como Árvore da Vida ou Árvore da Felicidade? Algumas pessoas chamam essa planta até de Árvore do Dinheiro.
Diz a lenda, que quem cultiva uma suculenta dessa em casa, atrai prosperidade para a vida, família, relações, trabalho, felicidade e até dinheiro! hehe
Se ela realmente atrai tudo isso, a gente não sabe, mas essa superstição começou por conta das características dessa planta: ela cresce bastante de tamanho e ainda pode durar por muito tempo, mais até que uma ou duas décadas!
Se você já tem ou está pensando em adquirir uma Planta Jade, continue acompanhando esse artigo para conhecer tudo sobre essa suculenta: dicas de cultivo, como fazer regas, onde deixar o seu vasinho e muito mais, acompanhe!
Artigos que podem ser do seu interesse:
Echeveria Runyonii: Conheça Tudo Sobre
Suculenta Echeveria Rainbow: Tudo que você precisa saber
Suculenta Diamante: Tudo que você precisa saber
Principais características da Planta Jade:
A Planta Jade que possui um nome científico um pouco diferente “Crassula ovata”, é uma suculenta da família “Crassulaceae”, por isso elas são herbáceas e suas folhas são carnudas e ovais.
Essa suculenta possui um caule grosso e ramificado, com folhas bem verdinhas e conforme vão crescendo, seus galhos ficam mais robustos e retorcidos, adquirindo um aspecto muito bonito.
Outro ponto interessante também é que essas plantas podem ser encontradas de diversos tamanhos, desde pequenininhas, em vasos de número 6, até chegar a 2 metros de altura! Por isso, conheça as dicas de cultivo a seguir se quiser que a sua planta se desenvolva desse jeito!
Como cultivar a Planta Jade?
A Planta Jade é uma das suculentas mais fáceis de cuidar! Nativas do Sul da África, elas se adaptam muito bem em diferentes ambientes, mas é muito importante que você deixe o vasinho exposto ao sol algumas horas por dia para que sua planta cresça saudável e muito bonita.
Se você cultivar a Planta Jade sob meia sombra, suas folhas vão ficar bem verdinhas, mas se você cultivar sob sol pleno, vai perceber uma pequena mudança de coloração, já que é comum que as bordas das folhas adquirem um tom mais avermelhado.
Importante: se você quer ter um vasinho da Planta Jade dentro da sua residência, não esqueça deixá-la próxima a uma janela ou porta que receba bastante iluminação e ventilação.
Sobre as regas, é só seguir a regrinha básica: adicione água uma vez por semana no vaso ou adiante, caso perceba que a terra da suculenta está muito seca, ou algumas folhas começaram a secar.
Como é a Flor da Planta Jade?
A Flor da Planta Jade é linda! Porém é muito raro encontrar uma, já que ela aparece somente na fase adulta da suculenta, quando ela completa cerca de 10 anos.
Mas além de esperar todo esse tempo, é necessário que a suculenta seja cultivada em ambientes ideais para que essa flor apareça, principalmente no inverno, ela precisa ser exposta ao sol mesmo nos dias com as temperaturas mais baixas ou de chuva.
Por isso, é mais comum encontrar a Planta Jade florida em estufas do que em casa.
Como criar mudas da Planta Jade?
A propagação da Planta Jade pode acontecer de duas formas:
- Através das suas folhas: basta arrancar uma folha da suculenta, bem rente ao galho e sem quebrar e deixá-la em um vaso composto por 60% terra e 40% areia. Para conferir todos os detalhes dessa técnica, continue a leitura no artigo: Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!
- Através de estacas: corte uma estaca da suculenta e plante em um vasinho, composto pela mesma mistura acima. Só lembre-se de deixar a estaca secar por pelo menos um dia, antes de replantá-la.
Em ambos os casos é necessário regar constantemente, principalmente no verão, já que a nova mudinha ainda não tem raízes para retirar água do vaso. Além disso, é importante não expor o vaso ao sol nos horários mais quentes do dia, já que essa temperatura pode queimar a folha destacada ou a estaca, que são mais sensíveis.
Agora que você já sabe como tudo sobre a Planta Jade, comenta aqui embaixo se você já tem uma dessa em casa! Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.