Adubo para Plantas: Faça Você Mesmo 

Verde na Web

Por que adubar?

as plantas que estão nos nossos jardins não tem a reposição dos nutrientes então com o passar do tempo o solo fica pobre em nutrientes.

Quando adubar?

O fato é que antes de comprar um adubo, verifique se ele é indicado para o tipo de planta que você possui.  Um método de utilização dos adubos orgânicos pode ser uma vez a cada três meses e no caso do adubo químico uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Borra de Café

A primeira opção é bastante utilizada e bem fácil de conseguir, estamos falando do adubo feito com borra de café que é rico em fosfato e nitrogênio

1

Como fazer?

Após coar o café, espere a borra esfriar e separe em um recipiente.  Com o recipientte em mãos coloque pequenas quantidades em torno de cada vaso, misture com a terra e molhe com água.

Cascas de Ovo

Já a casca do ovo é uma fonte rica de cálcio e potássio que são nutrientes que vão fornecer força e rigidez para os vasos que são aplicados.

2

Como fazer?

Inicialmente para fazer esse adubo é importante separar e lavar a casca de ovo, leve para um liquidificador até formar uma farofa.  Com a farofa formada, separe em um recipiente e polvilhe sobre a terra ao redor de cada muda.

Siga o Verde na Web no Instagram

Água de Legumes e Verduras

É uma ótima opção de adubo para plantas, pois é carregado de vitaminas que estão nos alimentos

3

Como fazer?

Toda vez que cozinha algum alimento, como batata, cenoura, couve, espinafre e etc.  Separe o líquido em um recipiente e aplique no solo das plantas.  Vale lembrar que é importante deixar esfriar e aplicar no máximo uma vez por semana.

Casca de Frutas e Legumes

Sabe aquela casca de frutas e legumes que iam para o lixo? Agora elas podem ir direto para o vaso das suas plantas

4

Como fazer?

Corte em pequenos pedaços as cascas desses alimentos e depois é só colocar a mistura sobre a terra dos vasos e em torno de cada muda. Uma das opções mais interessantes que você pode utilizar é a casca de banana

Leia Mais Adubo para Plantas