Bucha Vegetal: Dicas de Como plantar e Benefícios

Bucha Vegetal: Dicas de Como plantar e Benefícios

Talvez você não saiba, mas a bucha vegetal que ta você compra no supermercado e usa tanto na cozinha, banheiro ou limpezaz geral é na verdade uma planta que produz frutos comestíveis ou podem ser usado no dia a dia.

No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre e como plantar a bucha vegetal para garantir mais economia no supermercado.

img - bucha vegetal - fonte: sambarfoto via canva
img – bucha vegetal – fonte: sambarfoto via canva

O que é a bucha vegetal?

A Bucha vegetal ou luffa aegyptiaca é uma trepadeira da família das cucurbitáceas. É uma planta originária da Ásia e que seus frutos quando estão secos se transformam em esponjas naturais, só que antes de secarem, o seu fruto pode ser consumido e possui propriedades medicinais.

Como plantar bucha vegetal?

Como estamos falando de uma planta trepadeira, é necessário que tenha um suporte para que ela possa crescer na direção correta. Na hora de plantar, você vai precisar se preocupar com os seguintes itens:

Local ensolarado:
A bucha vegetal precisa de pelo menos 6 horas de sol direto por dia, então o local pode ser canteiros, cercas ou treliças e precisa ter incidência direta de sol para que a planta consiga se desenvolver.

Preparação do solo:
O local do plantio precisa ser rico em matéria orgânica (húmus de minhoca ou esterco) e a bucha tem preferência por um solo areno-argiloso com um pH em torno de 6,0.

Plantio das sementes:
As sementes da bucha vegetal podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo, o ideal é que as sementes estejam a 2cm de profundidade e coberta com terra.

Hora de regar:
O solo pode ficar sempre úmido, mas sem encharcar, pois isso pode acabar matando a planta com o apodrecimento das raízes. Lembre-se de regar com mais frequência em períodos de seca.

Poda regular:
Uma dica é fazer podas regulares que vão ajudar a controlar o crescimento e estimular o fruto da bucha vegetal. Não se esqueça de remover os galhos secos e danificados também.

Com esse passo a passo, após o plantio vai levar cerca de 90 a 120 dias para que a colheita possa ser feita.

Quais são os benefícios para a pele?

A bucha vegetal possui propriedades esfoliantes naturais, que ajudam a remover as células mortas da pele, estimulando a renovação celular e vai auxiliar na circulação sanguínea e remoção de impurezas, deixando a pele mais macia e saudável.

É possível consumir a bucha vegetal?

Sim, os frutos podem ser consumidos. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e podem ser utilizados em receitas culinárias, como sopas, refogados e saladas, mas devem ser colhidos enquanto estão verdes.

É uma planta fácil de cultivar?

Sim, é uma planta de fácil cultivo. Tem uma boa adaptação a diferentes climas. Basta seguir as dicas de plantio e cuidados adequados para obter sucesso no cultivo da planta.

Gostou de conhecer a bucha vegetal?

Uma esponja natural, essa é a bucha vegetal que é versátil e pode ser usada tanto na coinha quanto no banheiro. Os seus frutos também podem ser consumidos e são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Quer cultivar em sua? Não se esqueça de seguir as dicas que deiaxmos aqui.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre o cultivo da bucha vegetal que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre plantas do nosso blog Verde na Web!

Referências:

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.