Crassula Muscosa: Principais cuidados dessa suculenta

HomeSuculentasEspécies de SuculentaCrassula Muscosa: Principais cuidados dessa suculenta

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Costumamos falar que as suculentas são de crescimento lento, mas a Crassula muscosa não faz parte desse time, mesmo sendo uma suculenta, essa espécie é de crescimento rápido!

No artigo de hoje vamos falar mais sobre essa suculenta que tem um formato mais arbustivo e da uma aparência única pro seu jardim.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Classificação:

  • Família: Crassulaceae;
  • Gênero: Crassula;
  • Espécie: C. Muscosa.
imagem-da-suculenta-Crassula-Muscosa-2
imagem-da-suculenta-Crassula-Muscosa-2

A Crassula muscosa tem o nome popular de rabo de lagarto e é nativa da África do Sul e da Namíbia com folhas de coloração verde clara que são estreitas e vão se empilhando formando um arbusto.

Uma suculenta que é perene que pode ser encontrada em ambientes rochosos, como o de quartzo rochosos também pode ser encontrada em planícies.

Inicialmente, as suas hastes são eretas e com o passar do tempo vão caindo por conta do peso das folhas, a sua aparência lembra um pouco a de um musgo, então o termo “muscosa” na nome da espécie é latim para “musgo”.

De crescimento rápido e ramificado, a rabo de lagarto pode chegar a até 30cm de altura e o aparecimento das suas flores ocorrem na primavera-verão e tem como principal característica o cheio de mofo e coloração verde amareladas.

É uma boa opção de planta para criar um ambiente único ou adicionar a uma mistura de plantas em um jardim de pedras.

Como cuidar da Crassula muscosa?

Agora que você já leu sobre as características e detalhes da muscosa, vamos te ensinar como é feito os cuidados dessa suculenta:

  • Iluminação e Sol: Pode ser cultivada em sol pleno ou dentro de casa, no segundo caso escolha um ambiente da casa que receba bastante luz solar;
  • Regas: A recomendação que damos é o método de embebedar e deixar secar, então regue uma vez em abundância e volte a regar somente quando o substrato estiver totalmente seco;
  • Temperatura: É uma suculenta que não é resistente ao frio extremo (temperaturas abaixo de zero) então no Brasil o seu cultivo é bem tranquilo, só é importante escolher um local que a suculenta não fique exposta ao sol excessivo, pois isso vai mata-lá;
  • Vaso: Pode ser cultivada em vasos ou no jardim, na hora de escolher o local, escolha de acordo com o tamanho da planta para ter uma boa adaptação;
  • Substrato: Opte por escolher um substrato para suculentas de qualidade que seja bem drenável, solto e contenha os nutrientes necessários.

Como qualquer outra suculenta, é importante estar atento as possíveis doenças de suculentas que podem aparecer na rabo de lagarto.

Como fazer muda da Crassula muscosa?

O processo de fazer mudas da crassula muscosa é bem simples, separamos três métodos pra você que deseja ou tem essa suculenta:

Reprodução por Estacas: O método mais fácil é cortar as estacas que são maiores e fazer o replantio;

Reprodução por Touceiras: É o método que retira as estacas que estão nascendo ao lado da estaca principal da suculenta;

Reprodução por Sementes: Uma opção menos popular é através de sementes, esse é um método que demora mais pra ter resultado.

Atenção que a melhor época para fazer novas mudas é no período da primavera e verão.

Leia também: Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!

Gostou de conhecer mais sobre Crassula muscosa? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados