Água Oxigenada para plantas: Como e Por que usar?

Água Oxigenada para plantas: Como e Por que usar?

A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) está presente em praticamente todas as casas brasileiras, sendo muito utilizada para desinfetar ferimentos, clarear o cabelo, retirar manchas e outros usos.

Uma tendência na jardinagem que está ganhando cada vez mais adeptos é o uso de água oxigenada nas plantas e suculentas por conta dos benefícios que possui, mas atenção que o uso deve ser feito com cuidado para não prejudicar a plantinha.

Neste artigo você vai conferir o porquê usar, como usar da maneira correta e cuidados necessários.

img - agua oxigenada para plantas - fonte: Canva
img – agua oxigenada para plantas – fonte: Canva

Por que usar água oxigenada nas plantas?

A água oxigenada tem propriedades oxidante, desinfetante e fungicida. Isso vai fazer que o seu uso atue no combate de fungos e bactérias, ajudando a eliminar o que já está presente na terra e ajudando a prevenir o aparecimento de doenças fúngicas.

Em casos de terras encharcadas e com raízes já apodrecendo por conta da falta de oxigênio, a água oxigenada vai ajudar a oxigenar a terra e assim ajudar a tratar ou prevenir o apodrecimento.

Um ponto que podemos mencionar é que vai ajudar também no crescimento das raízes e saúde da planta justamente por conta da liberação do oxigênio no solo.

Como usar água oxigenada nas plantas?

Agora você já sabe o porquê de usar água oxigenada nas plantas, mas o seu uso precisa ser feito da maneira correta para não acabar prejudicando ao invés de ajudar. Então a medida de água oxigenada para as plantas é uma mistura de 1 litro de água com 4 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes e colocar em um pulverizador.

De acordo com Mania de Flor, em caso de plantas com fungos a solução deve ser aplicada diretamente sobre as manchas, no verso das folhas e na superfície do substrato. Agora em caso de podridão nas raízes, o método é regar a planta com a solução quando a planta estiver precisando de água.

Cuidados na hora de usar:

Como qualquer outra solução, você vai precisar ter alguns cuidados na hora de aplicar.

  1. A solução deve ser aplicada na bem cedo ou no fim da tarde para evitar que a planta queime;
  2. Use somente a água oxigenada 10 volumes, você não pode usar a água oxigenada cremosa nas plantas;
  3. Siga a receita e evite dosagens em quantidade maiores do que o recomendado;
  4. A utilização precisa ser controlada, em caso de fungos 1x por semana durante 3 ou 4 semanas;
  5. Faça um teste em uma planta antes de aplicar em todas para observar reações adversas que podem aparecer;
  6. Não se esqueça de utilizar luvas de jardinagem e óculos apropriados, pois pode causar irritação na pele e olhos.

Os cuidados são necessários para garantir a sua segurança e da plantinha, então não se esqueça de usar essas dicas na hora de utilizar a água oxigenada.

Gostou de conhecer sobre a água oxigenada para plantas?

Um truque que está se tornando popular para melhorar a saúde e crescimento das plantas, só que não se esqueça que cada planta é única e reage de maneira diferente, então sempre teste em pequenas quantidades para saber se o uso está sendo benéfico para as plantas.

Aqui no Verde na Web gostamos de utilizar água oxigenada para matar cochonilhas e ajudar no enraizamento das plantas.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas de utilização da água oxigenada que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre dicas do nosso blog Verde na Web!

Referências:

Tags

News

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.