Como lidar com os Fungos em  Suculentas

Verde na Web

Como aparecem?

A principal razão para isso é a mudança nas condições climáticas que a planta já estava acostumada, ou seja, aumento ou diminuição da umidade, regas e exposição ao sol e altas ou baixas temperaturas.

Tipos de Fungos

É importante conhecer os sintomas mais comuns. Assim, quando você identificar uma dessas manchas nas suas suculentas, já vai saber como tratar!

Manchas escuras

As manchas escuras estão entre os fungos menos prejudiciais para as suculentas! É causada pela presença de cochonilhas, pulgões ou moscas brancas na planta. Para eliminar, você precisa remover o quanto antes esses insetos da sua suculenta.

Manchas pretas

Já as manchas pretas aparecem por conta da Antracnose, ou seja, está infectada pelo fungo Colletotrichum Normalmente aparecem nas folhas ou no caule e costumam ser pequenas no inicio e vão aumentando com o passar do tempo.

Siga o Verde na Web no Instagram

Manchas pretas

A transmissão ocorre pela terra contamidade, vaso ou ferramentas de jardim.  O ideal é limpar toda a planta e descartar o vaso e a terra para evitar mais contaminações.

Manchas amareladas

Já as manchas amarelas são causadas pelo fungo Fusarium oxysporum. A suculenta infectada com esse tipo de fungo fica amarelada, já que a dificuldade de absorção de água causa um stress hídrico intenso na planta, levando até a morte.

Outros tipos de manchas

Manchas brancas, marrons ou até mesmo mais escuras.  Essas outras variações podem ocorrer por outros motivos, não relacionados a fungos, como: excesso ou escassez de regas, aumento ou diminuição da temperatura e alta ou baixa exposição do vasinho ao sol.

Quais produtos usar?

Existem vários produtos que podem ser utilizados para tratar fungos em suculentas, como por exemplo: Fungicidas, Bicarbonato de sódio, Óleo de Neem e outros

Como evitar os Fungos

Aqui vão algumas dicas para te ajudar na prevenção:  Lave bem os vasinhos e materiais de jardinagem antes de utilizar Não reutilize terra ou substrato de procedência duvidosa  Trate a planta contaminada com fungicidas, para evitar espalhar fungos para outras plantas.