Como Cultivar Violetas: Dicas fundamentais para o Cultivo

HomeFloresComo Cultivar Violetas: Dicas fundamentais para o Cultivo

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

As violetas se destacam por sua variedade de cores e é uma das plantas mais populares na decoração de apartamentos e casas. Neste artigo falaremos sobre como cultivar violetas e para facilitar sua leitura, separamos o conteúdo deste artigo nos seguintes tópicos:

Você também pode se interessar por:

Como plantar Girassol: Aprenda como fazer corretamente

Como Cultivar Violetas - Dicas fundamentais para o Cultivo

Escolha do local para a Violeta

Para a violeta, escolher o local correto de plantio traz uma vida saudável e com uma ótima floração e pensando nisso o local deve ser protegido do sol direto e precisa ter bastante claridade.

Essa é uma flor que não se adapta tão bem em ambientes muito fechados, então o ambiente precisa ter circulação de ar fresco para que a planta não fique abafada. 

Outra dica é que o local precisa ter uma temperatura equilibrada durante o dia e à noite. Então evite lugares que a temperatura fique:

  • Acima de 30°C durante o dia
  • Abaixo de 21°C durante a noite.

Procure deixar sua violeta em lugares que sejam meia-sombra do jardim ou próximos às janelas mais luminosas da casa ou apartamento. 

A violeta é uma ótima opção para apartamentos, saiba mais sobre como escolher plantas para apartamento para evitar escolher plantas que não se adaptem ao ambiente.

Vaso correto para a planta

O cultivo de violetas deve ser feito com um vaso apropriado, esclha vasos que tenham uma boa drenagem de água para que a planta absorva a água durante o período de tempo correto.

Uma opção para isso é utilizar uma mistura de solo tradicional que é composta de um terço de terra de jardim, um terço de terra vegetal e um terço de terra de areia. 

Com essa mistura de solo tradicional, a água será retida por tempo suficiente e não prejudicará as raízes da planta.

Outra opção é procurar por locais que vendem substratos para violetas que contêm uma mistura de areia, terra e turfa.

Depois de um tempo, você vai perceber que é necessário trocar a planta de vaso e para isso separamos um conteúdo de como trocar uma planta de vaso com o passo a passo.

Regue somente o solo

Na hora de regar a violeta, primeiro, observe se a terra está seca, depois disso regue por cima com água morna ou à temperatura ambiente sem encharcar a terra.

Verifique se a terra está seca, você evita de realizar regas muito frequentes, as violetas são flores sensíveis então precisam de regas moderadas para que mantenham uma boa saúde.

Como é comum a planta ter um pratinho, a dica é não utilizar o pratinho como método de rega, já que ele é exclusivamente para proteger o móvel em que o vaso está, saiba mais como regar plantas corretamente.

Outra dica na hora da rega, não regue as flores ou folhas da sua violeta para evitar manchas e doenças na planta

Adubo para as violetas

Após seguir as recomendações e mesmo assim a sua violeta não está florescendo, uma opção é seguir para a adubação da planta, sendo possível optar por adubos caseiros que você mesmo faz ou adubos industriais.

O recomendado é que a adubação da violeta seja feita de três a quatro vezes por ano, o adubo correto para violeta é facilmente encontrado em floriculturas e supermercados. 

Na prática, na hora da adubação, é necessário diluir o produto em água e aplicá-lo no solo seguindo as instruções da fabricante do produto.

Pragas na planta

Como qualquer outra planta, às vezes, podemos encontrar alguns tipos de pragas e doenças, como ácaros, nematóides, pulgões, fusarium, ferrugem tardia e oídio. 

Para evitar esse incômodo, deve-se ficar atento aos sinais que a planta irá dar e procurar seguir os cuidados recomendados.

Gostou de saber como cultivar violetas? Confira mais conteúdos como esse na seção de flores do nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados