Estrelícia: Conheça a Popular Ave do Paraíso

Verde na Web

Características

A Estrelícia pertence à família Strelitziaceae e é popularmente chamada de “Ave do Paraíso” ou “bananeira de jardim” devido ao formato de suas folhas, que lembram as da bananeira.

Características

Quando adulta, pode alcançar até 1,20 m de altura e pode viver por cerca de 25 anos.  Suas flores, que combinam tons de laranja e azul, são frequentemente comparadas a pássaros exóticos, dando-lhe o apelido de Ave do Paraíso.

Características

Vale alertar que a Estrelícia é uma planta tóxica para cães, então caso ocorra o consumo, o recomendado é procurar um veterinário na sua região o quanto antes.

Como cuidar da Estrelícia

A Estrelícia adora locais bem iluminados, a sugestão é evitar a exposição direta ao sol forte do meio-dia, só que dependendo da região pode ser possível deixa-lá exposta.

E o clima pra ela?

É uma planta tropical que se adapta bem a climas quentes e úmidos sendo resistente a ventos. A sua floração ocorre com mais facilidade quando as temperaturas estão entre 22°C a 25°C.

Como regar

O ideal é manter o solo úmido, mas não encharcado. Então durante a primavera e o verão, a estrelicía vai precisar de água com mais frequência, só que no inverno diminua bem as regas.

Atenção no Substrato

De preferência por um solo fértil e que tenha uma boa drenagem, a sugestão é que seja uma mistura de terra vegetal, adubo para plantas e argila expandida. Isso vai ajudar a ave do paraíso a ter um bom desenvolvimento.

E a poda?

A poda vai servir para estimular o crescimento de novas flores e até mesmo na prevenção de doenças, então sempre que possível remova as folhas e flores secas da planta.

Siga o Verde na Web no Instagram

Como fazer muda

A propagação da Estrelícia pode ser feita usando sementes ou divisão de touceiras. No caso das sementes, você vai fazer a colheita dos frutos quando estiverem maduros e vai deixar secar por alguns dias, após isso, pegue o fruto e deixe de molho por 24horas para acelerar a germinação.

Como fazer muda

Depois disso, você vai plantar em um vaso com furos e com o substrato que sugerimos anteriormente, então depois de algumas semanas as mudas já vão estar preparadas para serem transplantadas pro local definitivo.