Haworthia cooperi: A beleza transparente no Jardim

Haworthia cooperi: A beleza transparente no Jardim

Com sua aparência singular e cuidados simples, a Haworthia cooperi tem conquistado o coração de muitos amantes de suculentas com as pequenas folhas e com a aparência de pelinhos nas folhas.

haworthiacooperi - fonte: El Jardín de Acacia via Facebook
haworthiacooperi – fonte: El Jardín de Acacia via Facebook

Principais caracterítiscas da Haworthia cooperi

Sua origem é de bem longe, lá da África do Sul, na região do Cabo Oriental. A Haworthia cooperi tem uma beleza única, o seu crescimento é lento e forma uma aglomerado de rosetas sem caule ou com um caule pequeno.

As suas folhas são grossas e carnudas com uma coloração no verde escura na base e na ponta fica quase transparente, outro ponto é que reparando mais de perto você vai perceber pequenas pontinhas quase transparentes ao redor das folhas.

É uma suculenta ideal para pequenos ambientes, pois pode ser cultivar em vasos de pequeno porte já que o seu créscimento vai chegar a até 8cm de diâmetro e folhas com até 4.5cm de comprimento.

Além disso, o nome “cooperi” se trata a uma homenagem a Thomas Cooper que foi um botânico e explorador inglês que trabalhou para coletar plantas na África do Sul entre 1859 a 1862.

Resumo da Haworthia cooperi

ItemDescrição
Nome Científico:Haworthia cooperi
Nomes Populares:Não possui
Origem:África do Sul – Cabo Oriental
Ciclo de Vida:Perene
Porte:Pequeno. Rosetas crescem até 8 cm de diâmetro.
Floração:Primavera ao verão.
Clima:Prefere climas mais amenos. Não é resistente a geadas.

O que é o gênero Haworthia?

O termo “Haworthia” representa o nome de um gênero de diversas espécies de suculentas que são irmãs ou primas da cooperi. Cada uma dessas espécies tem o seu charme especial e a maioria delas é originária da África do Sul que é conhecida por suas suculentas resistentes.

Tem floração? Como é?

A cooperi tem uma floração que ocorre na primavera ao verão, suas flores são brancas e surgem de caules que podem chegar a até 40cm de altura.

Como cultivar a Haworthia cooperi?

O cultivo da cooperi é ideal para quem não tem muito tempo de cuidar de um jardim grande, abaixo deixamos algumas dicas que você pode usar no seu dia a dia:

Luz: Essa planta ama luz indireta. Evite o sol direto, que pode queimar suas folhas. Um local bem iluminado, como uma janela já serve.

Solo: Opte por um solo bem drenado, como os de suculentas e cactos. Isso evitará que a água fique acumulada, o que pode apodrecer as raízes.

Rega: Não precisa de muita água. O ideal é molhar quando o solo estiver seco, mas sempre com moderação.

Temperatura: Ela gosta de temperaturas amenas. Evite locais muito frios ou muito quentes.

Adubo: Uma vez por mês, na primavera e verão, você pode alimentar sua planta com um adubo para suculentas de preferência longe das raízes e de liberação lenta.

Leia mais em: Como cuidar de Suculentas?

Como fazer mudas?

A propagação da cooperi não é tão simples, o que você vai precisar é ter cuidado na hora de manipular para não estragar ou até mesmo matar a suculenta.

Propagação por pequenas rosetas

  1. Você vai procurar por pequenas rosetas que estão na base da roseta principal, caso você não encontre, então o ideal é esperar até que surja.
  2. Achou uma pequena roseta? Então separe com delicadeza da planta mãe com uma pinça suave ou até mesmo usando os dedos garantindo que a pequena roseta venha com raízes.
  3. Agora com deixe secar o corte por 1 ou 2 dias.
  4. Após o período, plante em um novo vaso
  5. Dentro de algumas semanas, a planta vai desenvolver raízes e começará a dar sinais de crescimento.

Leia mais em: Como fazer mudas de suculentas?

Doenças que pode pegar

Todas as plantas podem contrair alguma doenças em algum momento da vida e a Haworthia cooperi não está isenta disso, entretanto é mais comum de acontecer em casos onde a suculenta não recebe os cuidados necessários para ter um bom desenvolvimento.

Então fique de olho em sinais de apodrecimento, manchas nas folhas, presença de pragas como cochonillas e pulgões. Caso você ache algum desses sinais é importante saber como tratar.

Por exemplo, no caso de apodrecimento e manchas nas folhas, o excesso de água pode ser o vilão que resultou em fungos.

Leia também: Fungo em Suculentas: O que fazer e Evitar!

Variedades da Cooperi

Você pode encontrar variedades da cooperi, como:

  • Haworthia cooperi var. doldii
  • Haworthia cooperi var. imagem
  • Haworthia cooperi var. truncada
  • Haworthia cooperi var. venusta

Gostou de conhecer mais sobre a Haworthia cooperi? Então conte para gente se você já tem uma muda dessa e continue acompanhando os materiais sobre as espécies de suculentas do Verde na Web!

Referências:

Tags

Haworthia News

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.