Marimo: O que é essa planta que está em tendência?

HomePlantasMarimo: O que é essa planta que está em tendência?

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Uma planta aquática em formato de bola fofinha, esse é o Marimo, uma planta bem popular no Japão que vem se tornando popular no Brasil!

Tão popular no Japão que as pessoas cuidam como se fosse um “pet”, mas que na verdade é uma moss ball ou uma bola de musgo/algas.

Hoje vamos te contar um pouco mais sobre essa planta com dicas de cuidados e curiosidades. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é o Marimo? 

Aegagropila linnaei é o nome científico do marimo (alga bola) que é uma espécie de alga verde filamentosa, sendo mais comum de ser encontrada em lagos de países frios do norte da Europa e no Japão. 

O que mais chama a atenção é o seu formato raro de bola verde com uma aparência bem aveludada e com um crescimento de cerca de 5mm por ano. 

Essa é uma taxa de crescimento bem lenta, então para ter um exemplar grande é necessário anos de cultivos! 

Uma curiosidade é que no folclore japonês, o marimo representa o amor verdadeiro, então são oferecidos como presente para representar o desejo de ficar junto com a pessoa amada pela vida inteira.

Como cuidar de um Marimo?

Os cuidados são bem simples, como se trata de uma planta aquática é importante que a água esteja fresca e que o recipiente receba luz indireta, pois a luz direta vai fazer com que fique com uma tonalidade marrom. 

Outro ponto é que é necessário trocar a água a cada 1 vez a cada 7 dias ou a cada 15 dias, isso é importante para oxigenar a água e remover sedimentos. 

O ideal é que se o seu cultivo seja em águas de até 25°C e em casos de regiões ou dias muito quentes, pode ser mantido dentro da geladeira, mas vale lembrar que é uma planta que não sobrevive ao congelamento.

Leia também: Plantas Terrestres para Aquário: Tudo que você precisa saber

Quantos anos vive um Marimo?

Uma curiosidade é em relação ao tempo de vida que o marimo pode chegar até 100 anos de idade.

Com o seu crescimento sendo de 5mm por ano, significa que em 100 anos a moss ball pode chegar ao tamanho de 50cm. 

Vale mencionar que o seu tamanho também pode ser influenciado pelas condições que a planta esteja, pois por exemplo no japão é mais comum que o seu crescimento seja mais rápido.

Gostou de conhecer o marimo? Então continue acompanhando os nossos artigos sobre plantas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados