Lanterna Chinesa: A beleza flutuante da Flor com formato de Sino

HomePlantasLanterna Chinesa: A beleza flutuante da Flor com formato de Sino

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Uma planta que se destaca pelo formato da sua flor e coloração! Essa é a lanterna chinesa (Abutilon striatum) que é cultivada em muitos países como planta ornamental.

No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre as características da lanterninha chinesa, cuidados e como fazer mudas.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Classificação:

  • Família: Malvaceae;
  • Gênero: Abutilon;
  • Espécie: Abutilon striatum.

É uma espécie de planta perene nativa da américa do sul que pode chegar a até 3 metros de altura que tem o cultivo feito em sol pleno ou meia sombra que o caule com aparência semi-lenhosa e com folhas largas e grandes.

A sua principal característica é a sua flor de tonalidade alaranjada e avermelhada com pétalas amarelas que possuem o formato de sino e que durante a floração é ideal par atrair borboletas e beija-flores.

A floração ocorre durante do versão ao outono e é indicado cultivar a lanterninha chinesa como planta isolada em muros, cerca viva, vasos e jardins.

Atenção: A flor da Abutilon striatum é cosmetivel e pode ser consumida crua ou cozida, mas não recomendamos o consumo sem a avaliação de um especialista.

Abutilon striatum - Fonte: @Linjerry via Canva
Abutilon striatum – Fonte: @Linjerry via Canva
Abutilon striatum - Fonte: @Reezky Pradata's Images via Canva
Abutilon striatum – Fonte: @Reezky Pradata’s Images via Canva
Abutilon striatum - Fonte: @Tc397 via Canva
Abutilon striatum – Fonte: @Tc397 via Canva

Como cuidar da Lanterna Chinesa?

As condições de cultivo podem variar de região para região por conta da variação climática que existe no país, entretanto separamos uma lista dos principais cuidados com a lanterna chinesa:

  • Iluminação e Sol: Tem preferência por sol pleno, de preferência a locais que recebam pelo menos 6 horas de sol por dia;
  • Regas: As regas precisam ser regulares, então pelo menos 1x por semana e o solo precisa estar um pouco úmido para o cultivo;
  • Temperatura: Aguenta bastante as variações de temperatura entre 10°C e 35°C, entretanto não aguenta geadas e frio intenso;
  • Vaso: Pode ser plantada diretamente no vaso ou na terra do jardim, uma boa opção é plantar em jardins verticais. No caso do plantio em vasos faça o fundo com cascalhos e britas para ajudar na drenagem;
  • Substrato: Escolha um solo fértil que seja rico em matéria orgânica e bem drenável, pois isso ajuda o substrato a manter uma boa umidade para o desenvolvimento da planta;
  • Adubação: Pode ser feito no fim do inverno ou entre a primavera e verão, é importante escolher o fertilizante correto e aplicar de acordo com as orientações do fabricante.

Como fazer muda da Lanterna Chinesa?

Para fazer mudas da lanterninha chinesa é bem simples, basta seguir as dicas que estão abaixo:

Reprodução por estacas semi-lenhosas: Escolha uma estaca que esteja madura e sem flor, faça o corte com cerca de 15cm de comprimento, tire as folhas, coloque a estaca no vaso e aguarde as raízes aparecer pra trocar de vaso.

Reprodução por sementes: Compre as sementes, pegue um vaso com o substrato indicado para a lanterninha chinesa, coloque as sementes na superfécie, cubra levemente, faça uma regua e cubra o vaso com plástico transparente, coloque em um local quente e ensolarado, após germinarem retire o plátisco.

Gostou de conhecer mais sobre a lanterna chinesa? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados