10 Plantas para Halloween: Espécies assustadoras e lindas

10 Plantas para Halloween: Espécies assustadoras e lindas

Uma data que vem ganhando popularidade ano após ano no Brasil, O Halloween é o dia das bruxas que as pessoas usam fantasias decorações assustadoras e parte dessas decorações também usam plantas temáticas para criar um ambiente mais sombrio.

No artigo de hoje, você vai conhecer 10 espécies de plantas que podem ajudar a criar um ambiente assustador para o seu jardim no Halloween.

img - plantas para halloween
img – plantas para halloween

1. Mandrágora – Mandragora officinarum

A mandrágora é uma planta famosa, principalmente nos filmes do Harry potter, por sua aparência misteriosa e lendas que a envolvem. Com suas raízes grossas e bifurcadas, ela se assemelha a uma figura humana.

Mesmo com esse visual impressionante, estamos falando de uma planta tóxica e que deve ser manuseada com cuidado. Ela pode ser cultivada em vasos ou no jardim, desde que seja em solo bem drenado e com boa incidência de sol.

img - Mandragora officinarum - fonte: heima.artesanias via instagram
img – Mandragora officinarum – fonte: heima.artesanias via instagram

2. Dente-de-vampiro – Dioscorea elephantipes

O dente-de-vampiro é uma suculenta que possui um formato peculiar, lembrando os dentes de um vampiro quando grande. É nativa da África do Sul e pode ser cultivada em ambientes internos ou externos. Essa planta é de fácil cultivo e requer poucos cuidados.

img - Dioscorea elephantipes - Fonte: Wah Ray Tsang via Canva
img – Dioscorea elephantipes – Fonte: Wah Ray Tsang via Canva

3. Dedo-de-defunto – Senecio serpens

O dedo-de-defunto é uma suculenta que apresenta folhas cilíndricas e pontudas, lembrando os dedos de um cadáver. Essa planta é resistente e pode ser cultivada em vasos ou canteiros.

Ela gosta de sol pleno e solo bem drenado é uma ótima opção para a decoração de Halloween e uma planta ornamental interessante para o restante do ano.

img - Senecio serpens - fonte: Karin de Mamiel via Canva
img – Senecio serpens – fonte: Karin de Mamiel via Canva

4. Abóbora – Cucurbita pepo

A abóbora é um símbolo clássico do Halloween e não pode faltar na decoração do jardim nessa época do ano. Pode ser cultivada para decoração ou como alimento em uma horta. É uma planta que precisa de solo fértil e com boa drenagem.

img Cucurbita pepo - fonte: Nagalski via Canva
img Cucurbita pepo – fonte: Nagalski via Canva

5. Bruxinha – Aeschynanthus radicans

A bruxinha é uma planta pendente que possui flores vermelhas em formato de trompete. Seu nome popular faz referência à sua aparência misteriosa e encantadora.

É ideal para a decoração de cestas suspensas ou para ser cultivada em vasos suspensos. Ela gosta de luminosidade indireta e regas regulares.

Aeschynanthus radicans - Fonte: Inurbanspace via Canva
Aeschynanthus radicans – Fonte: Inurbanspace via Canva

6. Planta-fantasma – Monotropa uniflora

A planta-fantasma é uma espécie muito peculiar, pois não realiza fotossíntese e depende de fungos para sobreviver. Ela possui uma cor branca translúcida, o que a torna ainda mais assustadora.

É encontrada em florestas, principalmente em regiões frias. Embora seja uma planta rara e difícil de ser cultivada, ela pode ser uma opção interessante para quem deseja trazer um toque exótico ao jardim no Halloween.

Monotropa uniflora - Fonte: Nicole Gilbo via Canva
Monotropa uniflora – Fonte: Nicole Gilbo via Canva

7. Orquídea-drácula – Dracula

A orquídea-drácula é uma espécie que recebeu esse nome devido ao formato de suas flores que lembram o conde drácula, que lembram a boca de um vampiro. Ela é nativa das florestas úmidas da América Central e do Sul.

É uma orquídea epífita, ou seja, cresce sobre troncos de árvores, e requer um ambiente úmido e sombreado para se desenvolver. Ela pode ser cultivada em vasos com substrato próprio para orquídeas.

Orquídea-drácula - Fonte: Wirestock via Canva
Orquídea-drácula – Fonte: Wirestock via Canva

8. Língua-de-sogra – Sansevieria trifasciata

A língua-de-sogra é de fácil cultivo e resistente, que pode ser uma ótima opção para a decoração de Halloween. Suas folhas longas e pontiagudas se assemelham às línguas afiadas de uma sogra.

Ela pode ser cultivada em vasos ou canteiros, tanto em ambientes internos quanto externos. A língua-de-sogra é uma planta que suporta bem a falta de água e a luminosidade indireta.

Sansevieria trifasciata - Fonte: Teresinagoiafoto via canva
Sansevieria trifasciata – Fonte: Teresinagoiafoto via canva

9. Euphorbia lactea

A Euphorbia lactea é um cacto que possui espinhos afiados e um formato sinuoso que vai crescendo de forma irregular, lembrando os tentáculos de uma criatura assustadora. Pode ser cultivado em vasos ou no jardim, em solo bem drenado e com boa incidência de sol.

Euphorbia lactea - Fonte: Jobrestful via canva
Euphorbia lactea – Fonte: Jobrestful via canva

10. Rosa negra – Rosa ‘Black Baccara’

A rosa negra é um clássico símbolo de mistério e escuridão. Embora a verdadeira rosa negra ainda não exista, a variedade ‘Black Baccara’ possui pétalas de cor vermelho escuro, quase preto, que se assemelham a uma rosa negra.

Rosa 'Black Baccara' - Fonte: Masterchefnobu via Canva
Rosa ‘Black Baccara’ – Fonte: Masterchefnobu via Canva

Gostou de conhecer as plantas do Halloween?

A decoração do Halloween é algo que envolve diversão e criatividade, então nesse momento use e abuse para criar uma decoração com plantas assustadoras e só não se esqueça de garantir as condições de cultivo para que as plantas não morram.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre o uso de plantas na decoração de halloween que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre plantas do nosso blog Verde na Web!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.