4 Sistemas de Irrigação para Jardins de casa

4 Sistemas de Irrigação para Jardins de casa

Um tema bem interessante para quem jardim é a possibilidade de adotar um sistema de irrigação que vai trazer vantagens, como economia de água e tempo, mas para ter um sistema eficiente é necessário entender qual o melhor que se adapta ao seu local.

No artigo de hoje, vamos explicar exatamente o que é um sistema de irrigação, suas vantagens, como você pode planejar e escolher para o seu jardim.

sistema de irrigação
sistema de irrigação

O que é um Sistema de Irrigação?

Um sistema de irrigação é um conjunto de tubos, aspersores e gotejadores que tem o objetivo de levar a água para as plantas, sem a necessidade de interferência humana. É como se você criasse uma automação para que o seu jardim cuidasse da irrigação por conta própria.

Por que você deve ter um sistema de irrigação no Jardim?

Na agricultura tradicional e em estufas, os sistemas de irrigação já são amplamentes utilizados para garantir que as lavouras, hortas e plantas recebam a quantidade correta de água diariamente.

Algumas das vantagens de um sistema de irrigação:

Economia de Tempo: Permite programar para que a irrigação aconteça automaticamente em horários definidos todos os dias.

Economia de Água: A premissa do século é eficiência e o sistema de irrigação quando feito da maneira correta permite que o desperdício de água seja reduzido.

Plantas saudáveis e felizes: A irrigação na hora e quantidade de certa faz que as plantas consigam se desenvolver e alcançar o seu potencial máximo.

Quais são os tipos de Sistemas de Irrigação para Jardins

Quando falamos de jardins, estamos falando de um ambiente que é menor que uma lavoura ou estufa. Então um sistema de irrigação de uma lavoura não se aplica exatamente para um jardim.

Você pode optar pelos seguintes tipos no seu jardim:

Gotejamento:

É um sistema que é ideal para plantas em vasos ou canteiros, já que permite que a água vá direto para raiz através de gota a gota.

Aspersores:

É uma opção para quem tem gramados e canteiros maiores. Os aspersores vão servir para distribuir a água e fazer que fique com a aparência de pequenas chuvas, favorecendo a umidade do local.

Irrigação por Sulcos:

Tem um jardim ou uma horta em fileiras? Então a irrigação por sulcos é uma boa opção, pois você vai poder posicionar os sulcos entre as fileiras e permitir que a água passe, entretanto é mais comum para agricultores.

Mangueiras:

Um método barato e que é mais no “faça você mesmo”. O que você vai precisar é comprar uma mangueira, posicionar nos locais que precisam de água, fazer pequenos furos para permitir que saia água e adicionar um controlador de tempo para que distribua de maneira automática.

Como planejar um sistema pro jardim?

Agora que você entendeu o que é e quais os tipos de sistema que existem para jardim, já deve ter uma noção de qual é o mais indicado para você, então para te ajudar nesse começo separamos algumas dicas:

  • Planejamento: É importante entender quais áreas do seu jardim precisam de mais ou menos água.
  • Sistema escolhido: Com base no planejamento, escolha o sistema que vai atender melhor às suas necessidades.
  • Instalação: Dependendo do sistema, você pode fazer sozinho através de tutoriais ou contratar um profissional qualificado para ajudar.
  • Faça os testes: Depois de montar o sistema, faça alguns testes para ajustar a quantidade de água que vai sair e o tempo de irrigação.

Com tudo isso feito, você vai conseguir aproveitar outros momentos enquanto o seu jardim faz a parte de irrigação sozinho!

Regador vs. Mangueira: Qual é Melhor Para o Seu Jardim?

Uma dúvida comum que surge é sobre os regadores de plantas e mangueira, pois qual você deve usar no seu jardim?

O que você deve levar em consideração é que o regador oferece controle manual, economia de água e mobilidade sendo ideal para jardins menores e para quem quer ter um envolvimento maior com as plantas.

Já a mangueira e até mesmo o sistema de irrigação por mangueira é ideal para jardins maiores permitindo uma rápida irrigação e ajuste da pressão da água e o lado negativo é que pode aumentar o desperdicio.

Mesmo cada um tendo sua necessidade, você pode utilizar os dois para cuidar do seu jardim já que a escolha vai depender da sua preferência pessoal.

Leia mais em: Regador de Plantas: Tipos e Como escolher

Gostou de conhecer mais sobre os sistemas de irrigação para jardim? Então continue acompanhando os materiais de jardinagem do Blog Verde na Web e não se esqueça de compartilhar a sua experiência conosco!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.