Haworthia aristata: Dicas essenciais para cultivar e manter essa planta suculenta em sua casa

Haworthia aristata: Dicas essenciais para cultivar e manter essa planta suculenta em sua casa

A Haworthia aristata é conhecida como Haworthia de folhas pontiaguas, pois suas folhas são triangulares e pontiagudas com uma roseta compacta.

No artigo de hoje falaremos mais sobre esta suculenta de pequeno porte.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Principais características da Haworthia aristata

A Haworthia aristata é uma espécie de suculenta que pertence à família Xanthorrhoeaceae. Sua origem é na África do Sul sendo de pequeno porte e possui algumas características distintas.

Com folhas trianguladas e carnudas com disposição em uma roseta compacta, o que resulta em uma linda formação. A coloração normalmente é verde, mas pode apresentar variação em tons acinzentados ou avermelhados.

Essa variação é alcançada quando exposta à luz solar intensa, mas é necessário cuidado para não queimar a suculenta.

Uma outra característica é que as pontas das folhas são afiadas e podem apresentar espinhos brancos ou translúcidos que vão servir como proteção contra predadores e na redução de perda de água.

O cultivo da aristata é fácil, sendo popular tanto entre colecionadores e iniciantes na jardinagem por ser bem adaptável a diferentes condições climáticas sendo resistente à seca e com tolerância média em temperatuas baixas.

Nome científico:Haworthia aristata
Nomes populares:Haworthia de folhas pontiagudas, Haworthia espinhosa
Origem:África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Porte:Pequeno
Floração:Primavera e verão
Clima:Prefere climas quentes e temperados, com temperaturas entre 18°C e 24°C. Tolerante a temperaturas mais baixas, desde que não sejam extremas.

Como é a floração?

A floração da Haworthia aristata ocorre durante a primavera e o verão quando está no período de crescimento ativo. Suas hastes florais são longas e eretas que ficam acima das rosetas de folhas.

Nas hastes vão surgir pequenas flores tubulares brancas ou rosadas que vão ficar em formato de cachos e a sua floração pode durar várias semanas.

Vale mencionar que não todas as Haworthias que vão florescer, pois vão depender de diversos fatores como, condições de cultivo, luz, terra adequada e até mesmo idade da planta.

Abutilon striatum – Fonte: @Tc397 via Canva

Como cultivar a Haworthia aristata

O cultivo é bem simples, separamos algumas dicas para o cultivo da haworthia:

  • Iluminação: Gosta de ambientes com luz indireta, o ideal é evitar exposição direta ao sol intenso, pois pode causar queimaduras nas folhas.
  • Solo e drenagem: O ideal é que seja um substrato ideal para suculentas ou cactos ou que tenha uma mistura com partes iguais de areia, perlita e substrato. Já o vaso precisa ter furos para evitar o acúmulo de água.
  • Rega: Deixe o solo secar complemamente entre as regas, pois isso vai ajudar a evitar o apodrecimento da raiz. A frequência de rega é moderada ou seja 1x na semana ou a cada 15 dias.
  • Temperatura: Prefere temperaturas moderadas entre 18°C e 24°C. Evite exposição a temperaturas extremas.
  • Cuidados gerais: É uma suculenta de crescimento lento e não requer podas frequentas, entretanto remova as folhas secas ou danificadas para manter a aparência saudável.

Como fazer mudas da Haworthia aristata

A propagação da Haworthia aristata pode ser feita por meio da separação de brotos laterais e o plantio de folhas. Preparamos algumas dicas para fazer mudas:

Separando brotos laterais:

  1. Procuro por brotos laterais que sejam saudáveis que ficam ao redor da planta mãe;
  2. Remova a planta mãe do vaso expondo as raízes e os brots laterais com cuidado;
  3. Retire os brotos laterais da planta mãe e mantenha a raiz em cada broto;
  4. Deixe as mudas cicatrizarem por 2 dias e replante em vasos individuais;
  5. Regue as mudas e coloque em um local com luz indireta evitando o sol direto até que estejam enraizadas.

Plantio de folhas:

  1. Escolha folhas saudáveis e maduras e remova;
  2. Deixe as folhas cicatrizarem em um local com sombra até formar calo na área do corte;
  3. Prepara um berçário de suculentas com substrato;
  4. Coloque as folhas no berçário e pressione levemente para ter contato com o solo;
  5. Deixe o substrato um pouco úmido para ajudar no enraizamento das folhas;
  6. Depois de algumas semanas péquenas mudas vão brotar;
  7. Após brotarem, plante as em vasos individuais.

Vale mencionar que a Haworthia aristata tem um crescimento lento, então é necessário paciência no processo de mudas dessa suculenta.

Gostou de conhecer mais sobre a Haworthia aristata? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

Tags

Haworthia

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.