Cultivo de Agosto: As Melhores Plantas por região para sua Horta

Cultivo de Agosto: As Melhores Plantas por região para sua Horta

O cultivo de uma horta é uma atividade que traz satisfação e prazer a muitos jardineiros. Saber o que plantar em cada época do ano é fundamental para o suceso da horta.

Agosto é um mês que as temperaturas mudam em várias regiões do país e algumas plantas vão se dar melhor neste mês do que outras.

Na hora de escolher o que plantar em agosto, vai depender da região que você vive e das condições do solo, então para te ajudar preparamos um material com o que plantar por região.

O que plantar em Agosto:

Falamos anteriormente que em agosto as temperaturas começam a mudar. Isso influencia no plantio de diversos tipos de plantas seja em hortas de casa, no quintal ou em pequenas hortas em um apartamento.

Abaixo preparamos uma tabela com os principais alimentos e em qual região o seu plantio é melhor durante o mês de agosto.

AlimentoSulSudesteCentro-OesteNorteNordeste
Abóbora
Abobrinha
Agrião
Alface
Alho-poró
Almeirão
Berinjela
Beterraba
Cebola
Cebolinha
Cenoura
Coentro
Couve
Couve-flor
Couve-manteiga
Ervilha
Espinafre
Feijão
Feijão-vagem
Jiló
Melancia
Melão
Morango
Pepino
Pimenta
Pimentão
Quiabo
Rabanete
Repolho
Rúcula
Salsinha
Tomate
Tomate-cereja

Principais cultivos de Agosto

Alface:

Uma das hortaliças mais populares para cultivo em casa, a alface é uma excelente escolha para plantar em Agosto.

As sementes de alface devem ser plantadas em solo bem drenado, rico em matéria orgânica e com exposição ao sol, embora também possam se dar bem em sombra parcial.

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 20 a 30 cm. As alfaces devem ser regadas regularmente para manter o solo úmido, mas não encharcado.

Cenoura:

As cenouras são raízes comestíveis que podem ser cultivadas em várias cores, incluindo laranja, roxo e amarelo.

As sementes de cenoura devem ser semeadas diretamente no solo, em um local com boa drenagem e exposição ao sol. Elas preferem solos arenosos e soltos para um crescimento adequado da raiz.

A rega deve ser consistente e regular para evitar que as raízes rachem. A colheita geralmente ocorre de 2 a 4 meses após a semeadura, dependendo da variedade.

Tomate:

Os tomates são um dos vegetais mais populares para o cultivo caseiro. Eles precisam de solo fértil e bem drenado, além de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.

A rega deve ser feita na base das plantas, evitando molhar as folhas, para prevenir doenças fúngicas. Os tomateiros podem crescer bastante, então o uso de estacas ou gaiolas pode ser necessário para dar suporte à planta conforme ela cresce.

Rabanete:

Os rabanetes são raízes picantes que podem ser cultivadas em várias cores, incluindo vermelho, branco e roxo.

Eles são uma ótima opção para o cultivo em Agosto, pois crescem rapidamente e podem ser colhidos em menos de um mês. Plante as sementes diretamente no solo, em um local com boa drenagem e exposição ao sol.

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 5 a 10 cm. Regue regularmente para manter o solo úmido, mas não encharcado.

Beterraba:

A beterraba é uma raiz comestível que pode ser cultivada tanto em climas quentes quanto frios. As sementes de beterraba devem ser plantadas diretamente no solo, em um local com boa drenagem e exposição ao sol.

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 10 a 15 cm. Regue regularmente para manter o solo úmido e evite o acúmulo de água para prevenir doenças. A colheita geralmente ocorre de 50 a 70 dias após a semeadura.

Dicas de cultivo:

Agora que você já sabe o que é bom para a sua região, vamos deixar algumas dicas para que você possa cultivar uma horta com sucesso.

Localização da horta:

É importante que as plantas tenham acesso a luz solar adequada para que possam se desenvolver, entretanto nem todas as plantas precisam de muita luz, lembre-se que algumas podem preferir a sombra parcial nas horas mais quentes do dia.

Qualidade do solo:

Um solo rico em nutrientes é o ideal para o desenvolvimento das plantas, você pode optar por adubos orgânicos para plantas, compostagem ou fertilizantes para ajudar no crescimento.

Quantidade de regas:

Cada planta tem suas necessidades, então tenha cuidado na hora de regar para que não passe da quantidade necessária, pois isso pode acabar afetando a planta e em sequência mata-la.

Leia mais em: Como cultivar uma Horta em Casa – Dicas Essenciais

O cultivo de uma horta pode parecer complexo, só que seguindo essas dicas de cultivo você vai conseguir ter uma horta cheia de alimentos frescos para poder realizar a colheita, mas lembre-se que é necessário sempre atender as necessidades básicas de cada planta.

Gostou de conhecer mais sobre o que plantar em agosto? Continue acompanhando os materiais sobre hortas do nosso blog Verde na Web!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.